sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

V Congresso Jubasinos - Uma geração Santa que faz a diferença – Parte IV

Guardar o coração, um grande desafio

Gente! Continuando e terminando os posts sobre o Congresso, quero falar sobre a mensagem que mais me impactou e também a mais desafiadora: Guardar o coração. Quando ouvimos esta frase podemos pensar que estamos falando de não se apaixonar pela pessoa errada, ou ainda não deixar que brinquem com os seus sentimentos. Mas esta mensagem fala sobre muito mais do que isto. Fala sobre como viver de forma tranqüila descansando em Deus.

Um dos pontos colocados pelo pastor sobre o perigo de ir de acordo com o seu coração é que ele é muito instável. Uma hora você está nas nuvens e age sem pensar. Outra hora você está na fossa e age por carência. Eu confesso que já tive problemas muito sérios na minha vida por agir de acordo com o meu coração e certos pecados que cometi me trazem conseqüências até hoje.

Se você ler Jeremias 17:9 na linguagem de hoje, verá o coração é o que há de mais enganoso e não pode ser curado. Ou seja: Você não pode curar o seu coração, confiar no seu coração e muito menos compreender o seu coração, Difícil né? Então qual é a solução para isto tudo? Entregar o seu coração para Deus. (Salmos 103:3 e Jeremias 17:10).

Uma das coisas que tenho aprendido durante a minha vida cristã é que muitas vezes estamos sendo derrotados porque o Diabo tem ganhado terreno em nosso coração. Por isto meu amigo entregue o seu coração pra Deus. No livro Uma vida com propósitos tem uma frase que todos deveríamos lembrar diariamente “Ou você se rende a Jesus, ou se rende ao caos”. Com o seu coração é a mesma coisa, se Deus não estiver cuidando dele e o guiando a sua vida não será nada legal. Você viverá muitos momentos de aflição e tristeza achando que fez tudo certo tendo feito tudo errado.

Para aqueles que estão a procura de sua cara metade ou que já estão namorando valem algumas dicas para avaliar se os eu namoro é da vontade de Deus, você pode chamá-los de 4 p´s do namoro:

Princípios – a pessoa tem os mesmos princípios e valores q você tem? Ela é cristã? Os pais aprovam o namoro?

Padrão – vocês devem segui o padrão de Deus para o namoro, estabeleçam limites físicos, cuidado com os amassos.

Promoção – o seu namorado (a) promove você? Dá força pra que você progrida profissionalmente e espiritualmente? Admira você?

Propósito – o objetivo de vocês é o casamento? Ou vocês estão namorando para suprir carências físicas e emocionais (se for vocês não estão guardando o coração).

Bem, pessoal pra encerrar gostaria de dizer que entregar o coração pra Deus e deixar que ele tome conta pode parecer difícil às vezes, mas é compensador. No último momento do Congresso pude testemunhar mais de 70 jovens se comprometendo com Deus e entregando os seus anseios a Ele. Mas hoje percebo que esta é uma entrega que deve ser feita todos os dias. A cada momento surgem situações em minha vida em que tenho que olhar pra Deus e dizer... Senhor toma conta do meu coração ele está muito aflito e precisa do teu cuidado, ou então, Senhor isto parece ser uma oportunidade maravilhosa, me mostras e realmente é o que tu queres pra mim.

Despojar-se do orgulho não é fácil, mas se você crer que Deus o ama acima de qualquer coisa confiar nele fica muito mais fácil e você poderá cantar com alegria “Te dou meu coração e tudo que há em mim (...) O orgulho vou trocar, pela vida do Senhor

Nenhum comentário: