terça-feira, 15 de julho de 2008

Como está o seu coração?

Este título pode parecer algo do gênero romântico, mas na verdade esta pergunta quer dizer: Como você esta? O que tem sentido hoje?
Vou tentar ilustrar isto com uma pequena história.
Márcio era um rapaz cristão que procurava se dedicar ao trabalho de Deus cada dia mais. Desde a época da escola ele teve dificuldade de se abrir e contar seus problemas e dificuldades e isto fez com que muita tensão emocional fosse se acumulando dentro dele. Talvez isto tenha acontecido porque seu Pai sempre manteve a pode de homem durão, então Márcio achava que devia ser assim também.
O tempo foi passando e os problemas iam surgindo. Na igreja, em casa, na escola e tudo aquilo ia ficando enterrado no coração de Márcio. Eram muitas mágoas que as vezes ele simplesmente se sentia incapaz de ser feliz de se comunicar com as pessoas.
Quando tinha 23 anos Márcio conheceu Irene e começaram a namorar. Eles se amavam muito, mas a introspecção do namorado realmente incomodava Irene. Muitas vezes ela via que ele estava sofrendo, mas ele não se abria, ela não conseguia chegar até ele.
Um determinado dia Irene orou ao Senhor e pediu sabedoria de como ajudar o namorado neste problema. Sempre que ela tentava se aproximar emocionalmente dele era rejeitada e isto estava fazendo com que ela ficasse magoada também. Em uma conversa com sua líder Irene expôs o problema e o conselho foi que se o namorado não aprendesse a se abrir ela terminasse o namoro, pois é muito perigoso quando um casal se torna distante emocionalmente.
Então em um determinado final de semana, passeando em um lindo parque de sua cidade Márcio perguntou para Irene se ela achava que ele era o homem certo para a vida dela. Ela disse que só poderia responder esta pergunta se ele respondesse para ela outra pergunta: “Como está o seu coração?”. Márcio se assustou com a pergunta da namorada e pensou que ela perguntava a respeito do sentimento que ele sentia por ela. Mas ela disse que não era isto que queria saber. “Quero saber dos teus problemas, dos teus medos, das tuas angustias, das tuas expectativas com relação a nossa vida, quero simplesmente saber como você está se sentindo hoje”.
Márcio relutou em responder e tal, mas Irene disse com firmeza: “Te amo muito meu querido, mas só posso me comprometer com você se você aprender a se comunicar comigo.”
Depois de relutar um pouco Márcio abriu seu coração para Irene. Aos poucos ele foi lhe contando coisas sobre a vida e traumas passados. Ela lhe disse para buscar aconselhamento pastoral e ele o fez. Foram momentos muito difíceis os de se abrir, mas aos poucos o nosso personagem foi percebendo o quanto isto era necessário.
Hoje os dois estão casados e construindo uma relação de intimidade cada vez maior. Márcio aprendeu a se abrir com a mulher amada e aprendeu também que além de se abrir com sua esposa é importante se abrir com amigos e com Deus.
Agora eu pergunto pra você: Como está o seu coração? Você tem alguma mágoa ou ferida? Você tem com quem conversar? Você tem sido honesto consigo mesmo? E com Deus?
Sabe, falo por experiência própria que, se abrir não é nada fácil, a gente escolhe o que vai falar e ao mesmo tempo o mundo nos cobra que estejamos sempre alegres e felizes. Mas isto não é possível. È muito importante ter com quem falar, nem que seja pra comentar que ficamos chateados com o fato de nosso chefe não nos valorizar ou então (esta é para as mulheres) do sapato da promoção não ter no nosso número.
Indo um pouco mais fundo... será que somos honestos com Deus? Será q dizemos para ele que estamos tristes, chateados e confusos. Como poderemos buscar a Sua orientação se não somos sinceros com Ele?
Não estou dizendo que devemos sair por aí murmurando e reclamando da vida, mas sim que temos que ter com quem nos abrir alguém que possa nos ouvir e orar conosco. Tenho certeza que o fardo fica bem menos pesado quando é compartilhado. E que as alegrias se multiplicam quando são anunciadas.