terça-feira, 1 de julho de 2008

A história de uma adolescente

Queria começar este Blog com algo especial e que realmente me remetesse a boas lembranças do meu passado e do amor de Deus pela minha vida.
Comecei a pensar em vários momentos e buscar dentro da minha mente experiências que tive com Deus.
Quando olho para os dias da minha adolescência me lembro de como Deus estava presente ali e me preservou de muitas coisas, porém nem sempre reconheci que Ele estava me auxiliando. A história descrita abaixo mostra um pouco como Deus age nas nossas vidas e também como permite que certas coisas aconteçam para que nos demos conta que não somos nada sem o pai.
Rafaela era uma adolescente como qualquer outra. Sua vida era composta de amizades na escola e na Igreja. Sempre que podia chamava os amigos até a sua casa e fazia reuniões onde todos riam até chorar.
Crescida num lar cristão Rafa, como era chamada, nunca teve maiores problemas em aceitar os mandamentos de Deus e nem os seus ensinamentos, procurava seguir a todos e era considerada uma menina exemplar. Muitas vezes era apontada por algumas mães dentro da igreja que diziam para as suas filhas: " Você devia seguir o exemplo da Rafa".
O tempo e os dias foram passando e Rafa continuava firme, na escola tirava boas notas e era amiga de todos, não participava das festinhas que a turma dava, mas isto não importava. Sempre que era criticada corria para suas amigas cristãs que lhe davam apoio.
Pelo que foi dito até agora parece que não há o que criticar na Rafa, ela parece ser boa gente, uma pessoa que todos gostam de ter por perto.
Porém um dos pecados mais oportunista tomou conta do seu coração: " O orgulho".
Por ser tão correta e a única da sua turma a nunca ter " ficado" com ninguém Rafa se sentia superior, ela nunca admitiu, mas era assim que se sentia. Criticava as suas amigas que erravam dizendo que não eram " boas" crentes, que não estavam se esforçando para fazer a vontade do Pai. Uma de suas melhores amigas a Duda era ficante inveterada e ela muitas vezes desfazia da amiga com brincadeiras de mal gosto. Houve uma ocasião em que ela compartilhava um problema com as amigas e disse: "Preciso que orem por mim, mas preciso de uma oração forte a da pecadora da Duda não serve, hehe." Este orgulho fez com que Rafa não enxergasse seus defeitos e deixasse de vigiar ela também não percebia que não estava sabendo amar.
De alguma forma Satanás a convenceu de que pecados como fofoca, mentira e falta de amor não eram tão graves quanto o tal do "ficar".
O tempo foi passando e Rafa se apaixonou por um dos meninos mais lindos do colégio e por não estar vigiando o sentimento crescia e a vontade de beijá-lo também. No seu íntimo Rafa sabia que era errado, mas achava que nunca ia acontecer, se aproximava do menino mas mantinha uma certa distância, evitada situações de risco, mas gostava da atracão que o rapaz lhe causava.
Certo dia a turminha combinou de ir estudar na casa de uma das meninas e depois haveria uma pequena comemoração. Rafa sabia que se contasse pra sua mãe ela a advertiria dizendo pra tomar cuidado com a festinha, pois muitas vezes as tentações surgem e temos q sair correndo. A menina disse que iria apenas estudar foi para a casa da amiga e naquele dia acabou " ficando" com o garoto.
Depois deste deslize Rafa se sentiu muito mal, mas ao mesmo tempo foi um pecado muito saboroso e continuou a praticá-lo. Seu orgulho a impediu de pedir ajuda a alguém da igreja e depois de um ano de seu primeiro beijo, Rafa era uma ficante de carteirinha.
O interessante nisto tudo é que Rafa estava vivendo uma vida dupla e já não sabia mais quem era de verdade. As vezes mentia para a mãe que ia estudar na casa de alguma colega e ia para as festinhas da escola. Em algumas ocasiões ela deixou de ir na EBD porque estava de ressaca.
Um certo dia houve um acampa dentro e Rafa estava lá como sempre, mas sentia um grande peso em seu coração, era como se estivesse dividida. Ela tinha dado espaço ao seu Eu carnal e negado o Eu Ressuscitado que era Jesus vivendo dentro dela.
Após a pregação do pastor Rafa viu o quanto tinha falhado e se escondeu em local isolado e começou a chorar.
Sua amiga Duda a viu e disse: " Você pode contar comigo. já passei pelo que você tem passado e nossa conselheira me ajudou a superar. Se você se arrepender Deus vai te ajudar nas tuas fraquezas.
Rafa teve que perguntar a amiga como ela conseguia ser tão amorosa e compreensiva com ela, sendo que quando a amiga errou Rafa a criticava e zombava dela.
A resposta de Duda foi simples: " Se eu pequei, não tenho o direito de te julgar".
A história acaba aqui, o importante não é a decisão de Rafa e se ela conseguiu ou não vencer o pecado, mas sim a atidude da amiga. A frase: " Se eu pequei não tenho o direito de te julgar" serve para nós hoje. Todos pecamos, sendo assim não temos o direito de julgar aos outros. Sei que é difícil resistir a esta tentação, afinal somos humanos e tal, mas a história acima mostra que Deus permitiu um pecado na vida de uma jovem para ensiná-la sobre o amor. A minha súplica hoje é que você peça a Deus para lhe colocar amor em seu coração e que lhe livre da tentação de julgar aos outros. Sejamos mais autênticos e menos críticos. Queiramos mais de Jesus e menos de nós mesmos.

2 comentários:

Liliana disse...

Amém, guria!!! Que sejamos assim mesmo e que possamos reconhecer que precisamos de Deus para mudar continuamente o que somos...bem vinda ao mundo dos blogueiros!!!!

Anônimo disse...

aline, gostei de sua ideia...terás minha contribuicao qq dia..Deus abencoe vc atraves desse blog tb..bjs do irmao !! :D