quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Ainda sobre a santificação

Como eu já tinha comentado anteriormente, Deus tem me chamado à santidade e não tem sido um processo fácil. Na verdade este processo envolve muito mais do que se despojar dos pecados e do velho homem. Envolve confiança e saber escutar a voz de Deus.
Hoje eu acredito que Deus revelou novos pecados em mim, para me fazer sentir a necessidade de ser santificada. Pode parecer loucura, mas acho que é isto mesmo. Talvez meus pecados antigos já não fizessem mais efeito em mim. Quero dizer que às vezes achamos que nossos pecados nos deixam apenas usados (como uma roupa de foi vestida uma vez) mas não sujos (como um tênis branco fica após uma trilha na mata). Daí Deus nos revela um pecado novo, algo que nos surpreende demais e que faz com que prostremo-nos ao chão o lugar de pedir perdão, pedir ajuda, gritar: Espírito Santo! Toma conta eu não agüento mais!
Quando isto acontece conseguimos enxergar as brechas que deixamos em nossa vida. As brechas que permitiram que o pecado se instalasse e tomasse conta. As brechas que o Diabo observou e escolheu o momento certo de atacar e agora nos damos conta do quão frágil somos e que precisamos urgentemente de mais de Deus.
Conheço dois grandes obstáculos que podem atrapalhar o processo: desespero e imediatismo. Desespero, pois como é uma situação nova com a qual não sabemos lidar achamos que ela não tem solução. Temos que aprender a olhar pra Cristo. Não podemos fazer como Adão e Eva e nos esconder, temos que encontrar com Deus quando ele vier até nós.
Outra coisa importante... se a santificação é um processo vai ocorrer aos poucos. Um exemplo bem simples: descobrimos que temos compulsão pela mentira, confessamos nosso pecado e depois pedimos a Deus que nos livre dela. Oramos a noite e nos sentimos libertos. Daí no outro dia pela manhã mentimos. È uma sensação horrível, né? Mas acontece e não podemos nos desesperar de forma nenhuma. Temos que buscar mais a Deus.
O mais importante neste processo é: Aprender a ouvir a Deus. Muitas vezes estamos tão ansiosos e desesperados diante das situações que não conseguimos escutar a voz de Deus. É preciso aquietar o nosso coração. Temos também que aquietar a nossa mente, levar nossos pensamentos cativos à Cristo, entender que Deus está trabalhando e falando conosco. Muitas vezes a gritaria da nossa mente é tão grande e estamos com tanto medo que não ouvimos a voz de Deus.
Quando conseguimos ouvir a voz de Deus no meio de toda esta confusão conseguiremos nos sentir amados diante da situação e isto fortalecerá a nossa fé. Portanto meu querido, se de alguma maneira você está travando alguma luta em sua vida não se desespere. Ouça a voz de Deus e creia que Ele está agindo e já tem tudo sobre controle, basta confiar.

Nenhum comentário: